natacao para criancas

Está sem tempo para ler? Aperte o reproduzir abaixo e ouça o post em áudio!

Descubra os benefícios da natação para crianças

Natação para crianças é uma das atividades físicas mais recomendadas.

A prática de uma atividade física na infância é extremamente recomendável, tanto para o desenvolvimento físico quanto cognitivo e social das crianças.

Por aqui optamos por começar apresentando a natação, uma atividade que pode ser iniciada desde bebê, pois o meio aquático é um ambiente altamente agradável para as crianças. Pedro fez natação dos 4 aos 6 anos, e se desenvolveu muito durante esse período.

natacao para criancas

Infelizmente, por motivo de incompatibilidade de horários tivemos que dar uma pausa na natação este ano, mas certamente foi um esporte que contribuiu muito para o desenvolvimento motor dele, além do que, aprender a nadar é uma questão de segurança para a criança e para a família.

Entre os benefícios da natação para crianças destacam-se:

1. Desenvolve o tônus muscular

Com musculatura forte a criança passa a ser mais ágil, melhora sua postura e fortalece toda a parte muscular.

2. Melhora a capacidade cardio respiratória

Muitas crianças começam a natação por indicação médica para tratar problemas respiratórios, o que faz todo sentido pois trata-se de um exercício bastante aeróbico.

natacao para criancas

3. Ajuda no controle do peso

Como atividade física que é, a natação gasta muitas calorias, o que contribui para a manutenção da boa composição corporal e, se for o caso, ajuda a criança a emagrecer.

4. Desenvolve a coordenação motora

Os diferentes tipos de nado exigem do praticante a execução de variados movimentos, o que estimula o cérebro e trabalha toda a consciência corporal da criança. Mesmo crianças com alguma limitação motora podem se beneficiar da natação, pois a água é um ambiente seguro para a prática de exercícios, desde que devidamente supervisionado.

5. Melhora o sono

A natação promove um relaxamento após o exercício, o que, a longo prazo, pode ser observado numa melhora da qualidade do sono da criança.

natacao para crianças

6. Proporciona momentos de diversão e interação

Crianças amam brincar, e a aula de natação pode ser um momento muito propício para isto. Aulas em grupo estimulam a troca e a interação, e a criança ainda pode fazer novos amigos!

7. Iniciação à prática esportiva competitiva

As noções de respeito às regras, obediência aos comandos do treinador, espírito de equipe e trabalho em grupo, certamente trarão um ganho significativo ao desenvolvimento da criança. Mesmo que ela não se torne um atleta no futuro, as lições que o esporte ensina estarão presentes desde cedo na sua vida, o que, certamente, só tem a contribuir para torná-lo um adulto melhor.

natacao para criancas

Para crianças, a natação deve ser introduzida sempre de uma forma lúdica e divertida, para que o esporte não seja visto como obrigação, mas algo agradável de se fazer. É sempre importante estar com o exame médico em dia para frequentar as aulas, e se for possível, dê preferência para piscinas tratadas com ozônio em vez de cloro, pois o ozônio agride muito menos as vias respiratórias e não causa ressecamento e alergias.

Com esses cuidados, seu filho vai aproveitar muito as aulas e, quem sabe, se tornar um grande campeão!

Gostou? Compartilhe!
Siga Mãe Ligada também nas redes sociais: Instagram, Facebook e Pinterest.

( Atualizado em: 12 de setembro de 2019 )
Compartilhar: