Está sem tempo para ler? Aperte o reproduzir abaixo e ouça o post em áudio!

Como fazer e usar um calendário infantil com seu filho

Os materiais concretos são muito úteis para auxiliar a criança a compreender conceitos abstratos, como, por exemplo, a noção de tempo. É por isso que o calendário visual é um recurso muito utilizado por professores de educação infantil e séries iniciais, já que ilustra de uma forma muito didática a passagem do tempo para crianças, além de possibilitar trabalhar inúmeros outros conceitos.

Quando o Pedro tinha 4 anos de idade eu decidi construir um calendário para ele manusear, e quis acrescentar outros conceitos que achava interessante serem trabalhados também, como estações do ano, clima, datas comemorativas de cada mês, além é claro, dos dias, meses e anos.

Deu um trabalhão pesquisar modelos na internet de calendários do jeitinho que eu queria, mas depois de muitas buscas e adaptações, o resultado foi este aqui:

Nele eu consigo trabalhar conceitos de passado, presente e futuro, sequência numérica até 31, dias da semana e atividades que o Pedro tem em cada dia, conceitos de ontem, hoje e amanhã, estações do ano e clima, posso fazer antecipações de datas comemorativas ou eventos importantes da família, como uma viagem por exemplo, o que ajuda muito a trabalhar ansiedade.

Como crianças pequenas são muito visuais, faz muita diferença para eles terem essas informações todas materializadas, de modo que eles possam ver, manusear. Saber que você vai passear no parque no sábado é muito diferente de “ver” no calendário que você vai ao parque sábado, compreende? Ter seu compromisso registrado ali e ver os dias diminuindo até chegar no momento do passeio traz uma ideia de conforto e condiciona o cérebro a acalmar e se conformar a esperar de uma forma bastante estimulante.

 Mesmo hoje aos 6 anos ainda seguimos fazendo o calendário diariamente com o Pedro, pois ele gosta e já se acostumou com a rotina, até porque lembra um pouco o momento do calendário que é feito na escola.

Existem algumas versões de calendário infantil prontas e à venda na internet ou lojas especializadas em brinquedos pedagógicos, mas quem tiver vontade e paciência, saiba que é possível construir seu próprio calendário bem personalizado, vou mostrar como fiz:

  • para a base do calendário usei uma tela de pintura em branco de 50cm x 70cm. 

  • para ficar colorido e atrativo para uma criança colei por cima dois pedaços de EVA em cores diferentes (usei cola quente).

  • em um dos lados colei um outro EVA colorido por cima, antes marquei com canetinha e régua os quadrados para os números. Cortei pedacinhos de velcro adesivo e colei nos quadradinhos. Também recortei as letras em EVA e colei para dar um título ao calendário.

  • com ajuda de imagens que encontrei no Pinterest consegui adaptar as plaquinhas de nomes do jeito que eu queria. Imprimi em papel gramatura 180 A4 e depois encapei com papel Contact transparente, dos dois lados (se fosse hoje eu teria mandado plastificar. A durabilidade é infinitamente superior, embora seja mais caro. Mas como é algo que manuseamos todo dia, acho que vale o investimento). depois colei a outra parte do velcro adesivo atrás de cada plaquinha.

 

  • Fiz isso também com as imagens das estações do ano, da previsão do tempo e das datas comemorativas. Os eventos que temos no calendário por enquanto são: natal, ano novo, carnaval, dia das crianças, páscoa, festa junina, férias, aniversário da mamãe, aniversário do papai, aniversário do Pedro, dia das mães e dia dos pais.
  • por fim adaptei um bolso de TNT na parte de baixo do calendário para guardar as plaquinhas que não estão sendo usadas no momento. Facilita para encontrar e principalmente para não perder. Tudo foi colado com cola quente.

Grudei uns adesivos dupla face de fixação forte nas bordas do quadro e colei diretamente na parede do quarto do Pedro, numa altura acessível para ele.

Pronto! Agora é só fazer o seu e me contar o que achou.

Gostou? Compartilhe!
Siga Mãe Ligada também nas redes sociais: Instagram, Facebook e Pinterest.

( Atualizado em: 30 de agosto de 2019 )
Compartilhar: