visitar recem nascido

Está sem tempo para ler? Aperte o reproduzir abaixo e ouça o post em áudio!

Conheça algumas regras para visitar um recém nascido.

A chegada de um bebê em casa, além de trazer muita alegria é um momento de adaptação para a família, que ainda está aprendendo a lidar com a nova rotina. Por isso, é muito importante respeitar o momento dos pais, e para isso seguir algumas pequenas regras ao visitar o bebê recém nascido.

visitar recem nascido

1. Não vá nas primeiras semanas

A menos que seja alguém muito próximo, o ideal é esperar para que a família possa se adaptar com tranquilidade à nova rotina. Além disso, recém nascidos são muito sensíveis e frágeis, por isso todo cuidado com a saúde do bebê é imprescindível, o que inclui a limitação de visitas nessas primeiras semanas.

2. Avise antes que pretende visitar e combine o melhor dia e horário

Bebês tem horários de sono e mamadas muito imprevisíveis, por isso é de bom tom combinar com a mamãe qual seria o melhor horário do dia para fazer a visita. Chegar justamente no momento em que a criança está no banho, ou dormindo (quando a mãe aproveita para descansar) pode atrapalhar toda a organização da casa e estressar a criança.

visitar recem nascido

3. Não use perfumes

O olfato dos bebês é extremamente sensível, por isso, para não causar reações ou alergias, deixe os perfumes para depois da visita.

4. Não vá se estiver doente

Uma regra óbvia, pelo mesmo motivo acima. Se estiver suspeitando de algum resfriado ou virose, é melhor esperar os sintomas passarem, para não correr o risco de contaminar o bebê.

5. Lave as mãos para pegar o bebê – e pergunte antes se pode pegá-lo

Eu sempre deixava um frasco de álcool gel sobre a cômoda no quarto do Pedro para avisar as visitas que podiam usar quando quisessem… Uma forma mais educada de dizer para não pegar o bebê com as mãos sujas. Pode parecer frescura mas não é, é muito importante manter a higiene das mãos quando pegar o bebê para não contaminá-lo.
Também acho educado perguntar se pode pegar o bebê no colo – e só fazer isso quando ele estiver acordado. Jamais acorde o bebê apenas porque você quer segurá-lo um pouquinho.

visitar recem nascido

6. Ofereça ajuda

É bastante simpático oferecer – sem insistir – algum tipo de ajuda para a mamãe. Se dispôr a olhar o bebê enquanto ela toma um banho, por exemplo, é um gesto muito carinhoso e útil.

7. Não dê conselhos a menos que seja solicitado

Sabe aquela vontade absurda de dar sua opinião? Guarde-a para si! Se a mamãe lhe perguntar algo sobre a sua gravidez ou pós-parto, responda, caso contrário, não é o momento para querer ensinar nada.

8. Dê privacidade para a mamãe no momento da amamentação

O momento das mamadas para um bebê recém nascido muitas vezes é cercado de muita tensão. É educado deixar a mamãe e o bebê a sós – se ela não se importar vai dizer a você, o que é muito mais fácil do que ter que pedir para você sair.

9. Leve alguma coisa para a mamãe também

Todos que visitam bebês levam seus presentes para o recém nascido, mas quase ninguém se lembra da mãe, não é? Eu gosto de levar alguma lembrança para a mamãe também, afinal, ela, assim como o bebê, quer se sentir acolhida. Um livro sobre maternidade ou um pequeno arranjo de flores é algo muito especial. Outra sugestão seria levar um delicioso bolo para o café – assim a mamãe já fica liberada da função de ainda ter que ir para a cozinha preparar o lanche. Tenho certeza que ela vai agradecer!

visitar recem nascido

10. Seja breve

A principal dica é: não se alongue. Nada de chegar para o almoço e sair depois do jantar. Visitas à recém nascidos devem ser breves, porque os pais também precisam e querem descansar.

Com esses cuidados tenho certeza que visitar um recém nascido será um momento muito especial para todos!

Gostou? Compartilhe!
Siga Mãe Ligada também nas redes sociais: Instagram, Facebook e Pinterest.

( Atualizado em: 2 de setembro de 2019 )
Compartilhar: